Início
Pesquisa

Introduza uma localidade ou farmácia

A pesquisar…
Imagem da região
Associação de Farmácias de Portugal lamenta exclusão de maiores de 84 anos da vacinação em farmácias

Associação de Farmácias de Portugal lamenta exclusão de maiores de 84 anos da vacinação em farmácias

08 de Setembro de 2024

Em comunicado, a AFP defendeu que o alargamento da vacinação em farmácias a todos os cidadãos com 85 ou mais anos facilitaria o acesso à vacina a um grupo etário com mobilidade reduzida, que, por essa razão, tem dificuldades de deslocação aos centros de saúde, especialmente em zonas mais remotas.

A associação considera que as farmácias, por estarem mais próximas das residências das pessoas, poderiam oferecer uma alternativa mais conveniente e acessível para a vacinação deste grupo etário. Além disso, a AFP argumenta que esta medida poderia aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, permitindo que os centros de saúde se concentrassem em outros cuidados.

A AFP propõe que as farmácias sejam autorizadas a administrar as vacinas contra a gripe do contingente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os cidadãos com mais de 84 anos, sem custos adicionais para o Estado.

A associação lamentou ainda não ter sido incluída nas reuniões para a definição das normas sobre a campanha de vacinação contra a gripe e contra a covid-19 para a época 2024-2025.

Recorde-se que a campanha de vacinação contra a gripe e covid-19 começa em 20 de setembro nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias. Este ano, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, para além das pessoas residentes em lares de idosos e dos utentes da rede nacional de cuidados continuados integrados.

A AFP considera que a exclusão das farmácias da vacinação dos maiores de 84 anos é uma decisão que desconsidera as necessidades deste grupo etário e que limita o acesso à vacinação. A associação espera que o Governo reconsidere esta decisão e permita que as farmácias possam contribuir para uma maior cobertura vacinal na população.

Voltar acima