A febre Oropouche, uma doença transmitida por mosquitos, está a causar preocupação na Europa após a deteção de vários casos importados do continente americano. A doença, que já provocou mortes no Brasil, apresenta sintomas semelhantes à dengue e pode ter consequências graves, especialmente em mulheres grávidas.
O alerta foi emitido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), que registou 19 casos importados da febre Oropouche em países como Espanha, Itália e Alemanha. Os casos estão relacionados a viagens recentes a países como Cuba e Brasil, onde a doença é endémica.
Embora o mosquito transmissor da febre Oropouche não esteja presente na Europa, o ECDC recomenda cautela aos viajantes que se desloquem para áreas de risco. O uso de repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo são medidas preventivas importantes.
A propagação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, o zika e agora a febre Oropouche, é facilitada pelas alterações climáticas e pela crescente mobilidade de pessoas. Especialistas alertam para a necessidade de vigilância constante e de medidas de prevenção eficazes para evitar a disseminação destas doenças na Europa.
Detectamos que o seu ecrã ou janela não tem as dimensões necessárias para apresentar da melhor forma o conteúdo do website.
Temos disponível uma versão do website adaptada a ecrãs mais pequenos como telemóveis ou tablets.
Deseja visitar a versão optimizada para telemóveis e tablets?