Um grupo de 21 especialistas em saúde de diversas áreas, liderados pelo antigo diretor-geral da Saúde, Francisco George, apresentou um relatório com propostas para reforçar a proteção vacinal na idade adulta em Portugal. A principal recomendação é a criação de um calendário vacinal específico para adultos, a ser incluído no Programa Nacional de Vacinação (PNV).
Hoje, dia 26 de Setembro é o Dia Mundial da Contracepção. A invenção e divulgação dos métodos contraceptivos, alteraram drasticamente a vida dos jovens e dos adultos. A contracepção permite planear a gravidez e o número de filhos numa família. Permite também viver a sexualidade sem os medos de uma gravidez indesejada.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho, em colaboração com outras instituições, desenvolveu um novo nanomaterial que promete revolucionar o tratamento do cancro. Essa inovação, descrita num artigo publicado na revista Advanced Functional Materials, consiste num gel capaz de libertar de forma controlada dois fármacos anticancerígenos, aumentando a eficácia da terapia e permitindo uma abordagem mais personalizada para cada paciente.
Cientistas portugueses liderados pela neurofarmacologista Maria José Diógenes deram um passo significativo na luta contra a doença de Alzheimer. Em um estudo recente, publicado na revista Molecular Therapy, a equipe apresentou um novo composto químico capaz de prevenir a perda de memória e aprendizagem em modelos animais da doença, sem causar efeitos colaterais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) começou hoje a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 para o outono e inverno de 2024/2025. A iniciativa, que conta com um investimento de 7,6 milhões de euros, visa proteger a população dos riscos associados a estas doenças respiratórias.
Um estudo recente, publicado na prestigiada revista médica The Lancet, traçou um cenário alarmante para o futuro da saúde global. A pesquisa estima que mais de 39 milhões de pessoas poderão perder a vida nos próximos 25 anos devido a infecções bacterianas resistentes a antibióticos. Essa cifra, que pode chegar a mais de 169 milhões de mortes considerando uma estimativa mais ampla, representa uma ameaça sem precedentes à saúde pública mundial.
A pandemia de COVID-19, embora tenha perdido um pouco da intensidade inicial, continua a apresentar novos desafios. A emergência da variante XEC, uma sublinhagem da Ómicron, tem gerado preocupação na comunidade científica e de saúde públic
A medicina acaba de atingir um marco histórico com o primeiro transplante total de olho e parcial de face, realizado num veterano de guerra norte americano. Um ano após a cirurgia pioneira, os resultados são mais do que promissores, abrindo novas perspectivas para o tratamento de pacientes com lesões faciais graves.
A escassez de obstetras nas urgências hospitalares em Portugal tem levado a medidas extremas para garantir a continuidade dos serviços. Um novo plano de contingência, divulgado recentemente, prevê a integração de cirurgiões gerais nas equipas de obstetrícia, em situações de emergência.
Um estudo recente trouxe uma nova esperança para o tratamento da obesidade infantil. Pesquisadores descobriram que a liraglutida (Saxenda), um medicamento já utilizado em adultos para tratar obesidade e diabetes, também pode ser eficaz e seguro para crianças com idade entre 6 e 11 anos.
A massa muscular, frequentemente negligenciada em prol de outros aspectos da saúde, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida. Ela é mais do que apenas um atributo estético; é a base para a força, mobilidade e metabolismo. Com o avançar da idade, especialmente a partir dos 40 anos, a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia, torna-se um desafio crescente.
Uma nova pesquisa, publicada na revista JAMA Network Open, estabelece uma ligação entre problemas de saúde intestinal e um maior risco de desenvolver a doença de Parkinson. O estudo, conduzido pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, sugere que alterações no revestimento do trato gastrointestinal podem ser um sinal precoce da doença neurodegenerativa.
A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) manifestou a sua insatisfação com a decisão de limitar a vacinação contra a gripe em farmácias a pessoas entre os 60 e os 84 anos. Segundo a associação, esta medida exclui indevidamente um grupo etário especialmente vulnerável: os cidadãos com mais de 84 anos.
A campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 para o próximo outono-inverno está a ganhar força, e as farmácias comunitárias estão a desempenhar um papel crucial neste processo. A Associação Nacional de Farmácias (ANF) renovou o apelo à população para que se vacine, sublinhando a segurança e eficácia das vacinas e a importância de evitar doenças graves.
Uma excelente notícia para os estudantes do ensino superior em Portugal! A partir de 30 de setembro, será possível agendar consultas de psicologia e nutrição de forma gratuita, através de uma nova plataforma online. Esta iniciativa, anunciada pela Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, visa facilitar o acesso a cuidados de saúde mental e nutricional, que se revelaram cruciais, especialmente após a pandemia de COVID-19.
Detectamos que o seu ecrã ou janela não tem as dimensões necessárias para apresentar da melhor forma o conteúdo do website.
Temos disponível uma versão do website adaptada a ecrãs mais pequenos como telemóveis ou tablets.
Deseja visitar a versão optimizada para telemóveis e tablets?