A aplicação prevenção4all representa um avanço significativo na promoção da saúde em Portugal. Esta ferramenta, desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde em parceria com o Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, coloca nas mãos dos cidadãos uma vasta gama de informações personalizadas sobre saúde e bem-estar.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou, no dia 14 de agosto de 2024, a deteção do primeiro caso de Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo (FHCC) em Portugal. Esta doença, transmitida por picadas de carraça, foi diagnosticada em um indivíduo com mais de 80 anos, residente no distrito de Bragança.
Uma equipa de investigadores acaba de desvendar um dos maiores mistérios da oncologia moderna: a razão por detrás do aumento de casos de cancro colorretal em jovens adultos. A chave para este enigma reside na nossa alimentação e no seu impacto no microbioma intestinal.f
Uma revolução na luta contra o cancro do pulmão pode estar a caminho. A empresa alemã BioNTech desenvolveu uma nova vacina experimental, a BNT116, que promete estimular o sistema imunitário a combater as células cancerígenas de forma mais eficaz. Esta vacina inovadora está agora a ser testada em diversos países, incluindo Portugal.
Um novo estudo, com dados de quase dois milhões de pessoas em 20 países, reforça a ligação entre o consumo regular de carne processada e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. A pesquisa, publicada na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, revela que o consumo diário de 50 gramas de carne processada (equivalente a duas fatias) aumenta em 15% o risco de desenvolver diabetes nos próximos dez anos.
Um novo estudo revela um cenário preocupante: o número de casos de cancro e de mortes por esta doença entre homens deverá aumentar significativamente até 2050. A investigação, que analisou dados de 185 países, prevê um crescimento de 84% nos casos e 93% nas mortes nos próximos 27 anos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, mais uma vez, a varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública mundial. Desta vez, a nova estirpe "clade 1b" do vírus, mais letal e com maior potencial de transmissão, está a causar grande preocupação.
Uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Aging, sugere que o envelhecimento humano não é um processo gradual e contínuo. Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que nosso organismo passa por grandes transformações em duas fases específicas da vida: por volta dos 44 e dos 60 anos.
A febre Oropouche, uma doença transmitida por mosquitos, está a causar preocupação na Europa após a deteção de vários casos importados do continente americano.
A partir de outubro, bebés portugueses serão vacinados gratuitamente contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma medida que visa proteger os mais pequenos das complicações associadas a esta infeção respiratória.
Um grupo de investigadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, observou mais de 130 mil profissionais de saúde ao longo de 43 anos, de acordo com um comunicado da Alzheimer’s Association. Foram identificados mais de 11 mil casos de demência.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um alerta sobre a presença do mosquito Aedes albopictus, transmissor de doenças como o zika e a dengue, em diversas regiões de Portugal continental. Face a esta situação, a DGS recomenda a adoção de medidas rigorosas de prevenção e controlo por parte das autarquias, empresas turísticas, agrícolas e outros setores.
O cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro a nível mundial e nacional e, infelizmente, é muito mais comum do que se pensa. Apesar disso, esta doença ainda carrega muitos mitos e preconceitos.
A insuficiência cardíaca é uma condição crónica em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Isso acontece porque o coração não consegue contrair com força suficiente ou relaxar completamente para encher-se de sangue.
Uma nova pesquisa da Universidade de Oxford revelou que três fatores estão fortemente ligados ao desenvolvimento da demência.
Detectamos que o seu ecrã ou janela não tem as dimensões necessárias para apresentar da melhor forma o conteúdo do website.
Temos disponível uma versão do website adaptada a ecrãs mais pequenos como telemóveis ou tablets.
Deseja visitar a versão optimizada para telemóveis e tablets?